? ºC Cuiabá - MT
? ºC Sinop - MT
? ºC Rondonópolis - MT
? ºC Barra do Garças - MT

Notícias

20/01/2023 14:10

Servidora da UFMT entra na Justiça contra sites que erraram ao anunciar seu envolvimento e prisão nos atos golpistas em Brasília

A servidora técnica de enfermagem da UFMT, Jaqueline Konrad, acionou o Poder Judiciário nesta sexta-feira (20.01) contra os sites Metrópoles, Gazeta Digital, e RDNews. Em reportagens, eles afirmaram que a servidora teria sido e continuaria presa em Brasília por participação nos atos terroristas do dia 08 de janeiro. “Nunca participei de nenhum ato em Brasília, nunca me envolvi nessas manifestações, não tenho nenhuma relação com isso”. 

Ela relata que foi surpreendida com as notícias. “Por coincidência, eu estava de férias, visitando parentes na Zona Rural, oportunidades que nem sempre ficamos conectados em notícias. As pessoas começaram a me ligar pra saber se estava tudo bem. Fiquei assustada e preocupada, especialmente com as pessoas do meu trabalho, o que elas estariam falando de mim”. 

No processo, ela cita que descobriu na internet se tratar de uma pessoa homônima sua, acusando os veículos de comunicação de negligência. “Essas matérias são irresponsáveis e negligentes. Tenho sido constrangida diariamente pelo caso que em nada estou envolvida”. 

A servidora está sendo defendida pela Assessoria Jurídica do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFMT. Na ação, o advogado José Carlos Formiga, ressalta a responsabilidade dos veículos de comunicação com o conteúdo que é publicado em seus sites. “Não há dúvidas que a exposição do nome e qualificação de uma pessoa associada a crime, sem a devida cautela derivada do princípio da Presunção de Inocência, além de outros princípios e garantias fundamentais, acabam por causar não só danos materiais facilmente indenizáveis, mas sobretudo o dano moral relacionado na maioria das vezes a falta de ética sob o argumento de interesse público”. 

 Ele ressalta que o direito de informar dos veículos de comunicação deve sempre estar atrelado a correta informação, apurada, ciente dos impactos que pode causar aos envolvidos. Neste sentido, além de indenização por danos morais, é solicitada uma retratação pública dos sites que apresentaram a informação errada.

 

Daniel Dino

Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: [email protected] 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo