Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 14 de maio de 2021 - 22:27

Notícias

28/04/2021 14:56

Sintuf-MT pede engajamento da comunidade para aprovação da jornada de 30 horas para Enfermagem

O Sintuf-MT tem pressionado os deputados federais e senadores de Mato Grosso para que respeitem os profissionais da saúde. Parte fundamental na luta contra a pandemia, os enfermeiros há vinte anos lutam para aprovar a jornada de 30 horas. Neste momento, o Projeto de Lei 2.295/2000 está sendo debatido no Congresso Nacional, podendo representar um avanço significativo para estes profissionais e a saúde da população de uma forma geral. 

A direção do sindicato pede a toda a comunidade acadêmica para entrar nesta luta. Envie o ofício abaixo por e-mail para toda a bancada de Mato Grosso.

LISTA DE CONTATO DA BANCADA: download lista_de_deputados_e_senadores_mt.docx

 

Cuiabá, 27 de abril de 2021

EXMº. SR.

 

DD. SENADOR DO ESTADO DE MT

 

 

Senhor Senador,

            Em meio a pior crise de saúde do século, o trabalho dos(as) profissionais de enfermagem tem sido fundamental para o enfrentamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nessa luta, que extrapola os limites regionais e nacionais, vez que COVID atinge todos os povos, os profissionais da Enfermagem por se tratar da maior categoria profissional de Saúde está ao lado do paciente 24 hs, enfrentando longas jornadas para conter a epidemia e salvar vidas.

É uma profissão milenar e data da época em que ser enfermeiro(a) era uma referência a quem cuidava. Segundo dados dos Conselhos Regionais de enfermagem no Brasil, existem 419.959 auxiliares de enfermagem, 1.320.239 técnicos de enfermagem e 565.458 enfermeiros(as).

Esses profissionais são responsáveis por cuidar diretamente da medicação, alimentação, necessidades básicas dos pacientes e equipamentos de leitos e UTIs são os chamados profissionais de linha de frente e correm todo risco para salvar vidas.

O Projeto de Lei 2.295/2000 completou nesse ano 20 anos de tramitação. A luta pela regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas é uma reivindicação justa, considerando a importância dessa função no cumprimento das políticas públicas e na defesa da Vida. Esse PL que dispõe sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, foi aprovado no Senado Federal, nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados e está pronto para ser votado em plenário.

Como é de conhecimento de Vossa Senhoria as entidades sindicais e profissionais representativas dos profissionais da enfermagem, trilharam um longo caminho, nesses 20 a nos, a fim de incluir na pauta de prioridades para votação no plenário da Câmara dos Deputados, incluindo inúmeras reuniões com parlamentares e autoridades do governo federal em busca de apoio.

A importância desse trabalho, o reconhecimento e agradecimento a dedicação desses profissionais é pública, mas, contraditoriamente, convivemos com uma situação de injustiça social, e de certa forma omissão desse parlamento, que ainda não aprovou o PL que é uma questão de justiça.

Cabe ressaltar que várias categorias da saúde, como médicos, fisioterapeutas, RX, Assistentes Sociais, dentre outras categorias, possuem jornada especial regulamentada em Lei, e a maior categoria da Saúde, continua submetida a uma jornada de trabalho extenuante.

Nessa conjuntura, os profissionais da saúde, não querem apenas aplausos e reconhecimentos em discurso, o que esperam é que se faça justiça concedendo para essa categoria uma Jornada de Trabalho que dignifique o ser humano e valorize sua profissão.

Os profissionais de saúde do estado de Mato Grosso, e, em particular os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros(as do HUJM, esperam que a bancada de Mato Grosso vote a favor do Projeto de Lei 2.295/2000.

Contando com o seu apoio e engajamento nessa luta e no aguardo de uma manifestação de Vossa Senhoria, que será divulgada junto a categoria dos profissionais, antecipamos nossos agradecimentos.

 

Direção Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFMT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: [email protected] 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo