Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 15 de outubro de 2018 - 10:30

Notícias

21/06/2018 08:55

Quais os passos para implantar a Jornada Contínua no seu setor?

Com a aprovação histórica do Regulamento de Implantação da Jornada Contínua da UFMT, muitos trabalhadores estão com dúvidas de quais passos devem seguir. É necessário explicar que ainda é preciso aguardar a efetiva publicação deste regulamento assinado pela Reitora Mirian Serra, o que deve acontecer nestes próximos dias. Com a publicação, serão disponibilizados os documentos (anexos) que cada trabalhador deve preencher.

Nesta matéria, a coordenadora de Administração do Sintuf, Léia de Souza, representante do Sintuf-MT na Comissão de Implantação instituida pelo Consuni, explica o caminho:

1 - Os trabalhadores do setor/unidade devem reunir-se com seu gestor (chefia imediata) e decidir se o setor tem a necessidade de implantação da Jornada Contínua.

2 - A chefia deve elaborar um documento (consta no anexo do Regulamento) explicando os motivos que fazem o setor/unidade ter os turnos ininterruptos.

3 - A chefia, em conjunto com os trabalhadores, elabora a escala de trabalho, os horários que cada técnico administrativo deve atuar. Esta escala deverá ser fixada em lugar visível a todos no local de trabalho.

4 - O trabalhador preenche uma declaração individual se comprometendo com o cumprimento da jornada contínua de 06 horas.

5 - O setor/unidade envia esta documentação para Comissão de Implantação da Jornada Contínua.

6 - A Comissão analisa o material recebido e encaminha para Reitoria, que fará uma Portaria instituindo a jornada Contínua no setor.

7 - Com a publicação da Portaria do setor, inicia-se a Jornada Contínua e a escala deve ser cumprida.

“Trabalhamos muito para chegar até aqui, para essa vitória, mas ainda há um longo caminho para implantar a Jornada Contínua em todos os setores cabíveis da UFMT. Temos que destacar que a jornada é no setor, é o que diz a lei, então todos os trabalhadores do setor terão este direito. O Sintuf-MT está convicto na justiça deste avanço, na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela universidade para toda a sociedade, na sua democratização de acesso”, pontuou Léia de Souza.

Ela destacou ainda que o trabalhador vai ampliar sua qualidade de vida, mas deve ter responsabilidade com este direito. “O trabalhador deve organizar o seu dia. Ele tem que cumprir as seis horas, podendo utilizar o outro período do dia para seus afazeres particulares. Não tenham dúvidas que as escalas serão fiscalizadas, mas tenho certeza que cada servidor público sabe do seu papel nesta luta, da responsabilidade que possui com a UFMT”.

VEJA AQUI A MINUTA DO REGULAMENTO (Deve ser assinada e publicada pela Reitora)

Ajuda

A gestão Renovação e Luta está disponível para sanar todas as dúvidas dos trabalhadores. “Quem tiver algum questionamento sobre a Jornada Contínua deve ligar no Sintuf e deixar o seu contato com a secretaria, se possível, já explicando sua dúvida. Um diretor do sindicato vai avaliar a demanda, retornar a ligação com a resposta, ou mesmo agendando uma reunião no setor”, destacou a coordenadora geral do Sintuf-MT, Luzia Melo. O telefone do Sintuf é (65) 3028-2924.

A Comissão de Implantação da Jornada Contínua, instituída pelo Conselho Universitário (Consuni) é formada por um representante do Sintuf-MT, Léia de Souza (coord. Administrativa), do pró-reitor Administrativo, Bruno César, do secretário de Gestão de Pessoas, Domingos Sálvio, e do diretor da Faculdade de Educação Física, o docente Evandro Carlos Moreira.

Daniel Dino

Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo