Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 21 de agosto de 2018 - 01:42

Notícias

23/07/2018 10:17

SINTUF vai acompanhar o pagamento de insalubridade aos terceirizados da UFMT

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFMT (Sintuf-MT) fará o auxílio aos trabalhadores terceirizados no entendimento sobre o pagamento de insalubridade. A primeira ação desta do sindicato foi feita durante uma reunião com a  direção da UFMT sobre os contratos de terceirização, onde ficou acordado que a universidade irá disponibilizar ao Sintuf o LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) de cada empresa atualmente contratada no campus.

“Estamos tendo uma demanda muito grande dos trabalhadores porque eles não entendem a questão técnica sobre insalubridade. Nos colocamos a disposição para fazer este trabalho de explicar aos trabalhadores porque uns possuem o direito e outros não. Ao mesmo tempo, vamos fiscalizar se existem irregularidades nesse ponto”, destacou a diretora do Sintuf, Marilin Castro, que está participando das reuniões sobre o assunto.

A reclamação dos trabalhadores terceirizados iniciou há dois anos, quando a insalubridade de vários foram cortadas. Segundo o coordenador de Manutenção da UFMT, Adriano de Oliveira, isso aconteceu porque todos os trabalhadores recebiam insalubridade. “Há dois anos foi regularizado que toda empresa fizesse o LTCAT, e com isso muitos perderam a insalubridade e periculosidade. As empresas apresentaram seus laudos, sendo que para a função de serviços gerais só é atribuída insalubridade para quem trabalha em laboratórios específicos previstos em lei e em banheiros públicos”.

Neste sentido, o representante do sindicato dos terceirizados, Valdir Lauriano, explicou que a insalubridade para banheiros públicos deve ser analisada cuidadosamente. “Quando o banheiro tem acesso a muitas pessoas ele é público, se qualquer pessoa que chegar a um determinado local que tenha banheiro e tiver acesso livre ao banheiro, então ele é público”.

O Sintuf-MT fará o estudo das LTCAT e marcará uma nova reunião para tratar do tema.

Daniel Dino

Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo