Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 21 de maio de 2019 - 04:31

Notícias

25/01/2019 08:14

Aposentados debatem cenário local e nacional durante Encontro no Sintuf-MT

O cenário nacional é desafiador para todos os trabalhadores, com a grande possibilidade de retirada de direitos e conquistas históricas. A reforma da previdência preocupa não apenas os técnicos administrativos da ativa, mas também os aposentados, que podem ter suas remunerações diminuídas ao longo do tempo caso o Governo consiga aprovar todos os projetos que deseja. Para tratar deste assunto, o Sintuf-MT convidou a coordenadora de Aposentados da Fasubra, Maria Tereza Tavares Fujii, para palestrar durante o 6º Encontro dos Aposentados Renovação e Luta, realizado no auditório do sindicato nesta quinta-feira (24.01).

VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS

“A maior conquista dos trabalhadores técnico-administrativos aposentados é a paridade, ou seja, os reajustes praticados na ativa são automaticamente repassados para os aposentados. Esse direito está seriamente ameaçado. O Governo quer congelar o salário dos servidores federais e voltar com as mesmas gratificações que tínhamos na década de 90. São valores que não são levados para aposentadoria, que não fazem parte da conta nos percentuais de incentivo a qualificação, insalubridade, periculosidade. Nós fizemos greves históricas pela incorporação das gratificações, e agora vemos novamente o Governo atuando nesse sentido”, destacou a coordenadora.

Ela conclamou os aposentados a participarem ativamente da luta sindical, a não ficarem em casa vendo seus direitos sendo retirados. “Precisamos lutar por nós e pelos jovens. Os novos servidores não possuem direitos que nós possuímos, então precisamos lutar para que eles avancem e conquistem os mesmos direitos. É um grande desafio para Fasubra defender sistemas diferentes de aposentadoria, mas precisamos fazer isso juntos. Os aposentados precisam se envolver mais, efetivamente pressionar o Governo para respeitar quem tanto trabalhou na construção da educação superior neste país”, reforçou Maria Tereza.

O 6º Encontro de Aposentados, além de comemorar o Dia Internacional dos Aposentados, serviu para aprovar algumas ações do Sintuf-MT para o ano de 2019. Com início previsto para o mês de março, o sindicato irá ofertar o Curso de Artesanato Patchwork. Trata-se de uma técnica de confecção utilizando retalhos para produção de novas peças. Além disso, foi aprovada a realização da segunda edição do projeto Pé no Chão, ação que será realizada no mês de junho, onde o destino escolhido pelos aposentados foi o Sesc Pantanal.

Para o mês de outubro, o sindicato fará a segunda edição do Baile Idade da Prata, evento que será utilizado para comemorar o Dia do Idoso. A diretoria aproveitou para passar informes sobre as visitas que tem realizado aos aposentados com complicações de saúde. “Pedimos a todos que informem o sindicato sobre a situação de companheiros que atravessam dificuldades de saúde. Uma visita, uma palavra de carinho pode fazer toda a diferença. O Sintuf quinzenalmente vai até a casa desses aposentados e leva um pouco de alegria para estes companheiros”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Luzia Mello.

 

O 6º Encontro dos Aposentados foi organizado pelas coordenadoras de Aposentados do Sintuf-MT, Maria Conceição, Marlene Escapim, e Marília Almeida.

Texto, foto e vídeo: Daniel Dino - Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo