Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 16 de setembro de 2019 - 07:01

Notícias

03/09/2019 07:48

Sintuf realiza nesta quinta-feira (05) Roda de Conversa >Violência contra mulher – A culpa é de quem?”

Segundo a ONU, o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Para debater esta realidade, e principalmente o que está sendo feito para transformar o cenário, o Sintuf-MT realiza nesta quinta-feira (05.09) a Roda de Conversa ‘Violência Contra Mulher – A culpa é de quem?’. O evento será realizado a partir das 14 horas no auditório sindicato, localizado no campus UFMT. 

“Por mais que se faça campanhas de conscientização sobre os direitos da mulher, sobre os canais para denunciar a violência doméstica, ainda é rotineiro encontrar relatos de agressões e mesmo espancamentos. A cultura do em briga de marido e mulher ninguém mete a colher é uma grande cortina para impunidade. Vamos debater formas de fazer a denúncia sem se envolver, sem ser exposta, mas ajudando uma companheira que muitas vezes não sabe ou não consegue buscar ajuda”, destacou a coordenadora da pasta da Mulher do Sintuf-MT, Gisele Marques. 

Serão duas palestrantes principais durante o Seminário. As advogas especializadas em violência doméstica, Haveny Metello, e Andrea Fregati, irão contar um pouco das vivências que possuem no aspecto judicial destes casos. 

“A violência contra as mulheres se constitui como uma grave violação aos direitos humanos e um sério problema de saúde pública. Além dos terríveis danos físicos e psicológicos que acometem as mulheres diretamente e o seu círculo familiar, a violência ocasiona também prejuízos de ordem econômica e social. A violência têm sido um grande obstáculo para a manutenção da vida das mulheres, especialmente, no caso das mulheres negras”, pontuou a também coordenadora da pasta da Mulher Trabalhadora, Eliane Miranda. 

De acordo com os dados estatísticos, este subgrupo possui maior vulnerabilidade social para vivenciar casos de agressão física, violência sexual, e até mesmo, o feminicídio. Ou seja, o fenômeno da violência de gênero é significativamente impactado pelo racismo e vice-versa. 

O evento ainda contará com representantes da Central Única dos Trabalhadores e Fasubra. Não é necessário fazer inscrição prévia.

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo