Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 27 de setembro de 2020 - 09:28

Notícias

26/08/2020 15:07

Chácara do Sintuf segue suspensa durante a pandemia

O funcionamento da chácara do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFMT (SINTUF/MT) foi um dos pontos de pauta da reunião online da direção do sindicato realizada nesta segunda-feira (24). Apontamos alguns dados sobre a pandemia para contextualizar o debate.

Segundo os dados divulgados diariamente pelo Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde e o Boletim Covid-19 do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 24 de agosto, a situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil e no Estado de Mato Grosso ainda está longe de ser considerada sob controle e de atingir o índice de imunidade de rebanho.

O número de mortes no país já ultrapassa os 115 mil e de contaminados supera os 3,6 milhões de casos. A doença está presente em 98,4% dos municípios brasileiros. A média móvel diária de mortes no país (média registrada dos últimos 14 dias) está em 985 mortes diárias, e a média móvel de novos casos diários é de 37.961. No mundo, já são mais 23,3milhões de casos confirmados e de 800 mil mortes.

Observamos que os índices de contaminação ainda estão em um patamar elevado, fato agravado pela decisão de governos municipais e estaduais de retomar uma série de atividades e de afrouxar as medidas de distanciamento social. Em Mato Grosso, de acordo com os dados do dia 24 de agosto, são 81.822 de contaminados com o novo coronavírus e 2.572 mortes decorrentes da Covid-19.

As recomendações das organizações de saúde se mantêm as mesmas, ressaltando a necessidade de manter a adoção de medidas de distanciamento social, de proteção com o uso de máscara, e de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, dentre outras.

Sabemos que até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral científicamente comprovado para prevenir ou tratar a Covid-19.

Neste sentido, diante do cenário mato-grossense, brasileiro e mundial, e da preocupação com os resultados negativos do afrouxamento das medidas de distanciamento social na saúde dos trabalhadores, decorrente da falsa visão de normalidade, a direção do SINTUF/MT decidiu manter a suspensão do funcionamento da chácara. O assunto será reavaliado em próxima reunião da direção que ocorrerá em outubro, analisando os dados da pandemia no Brasil e no Mato Grosso.

Ressaltamos que o SINTUF/MT defende a manutenção de todos os servidores da UFMT em trabalho remoto e garantia de todos os equipamentos de proteção individual para nossos trabalhadores da saúde e de atividades essenciais que estão trabalhando presencialmente, preservando a vida dos servidores, dos seus familiares e de toda sociedade, já que esse é o único modo cientificamente comprovado de atenuação da transmissão do coronavírus.

Portanto, é incoerente por parte desta direção liberar a utilização de um espaço recreativo que possibilita a aglomeração e disseminação do vírus, ao mesmo tempo que defendemos o distanciamento social para o combate da pandemia.

Entendemos o difícil contexto que estamos vivendo, sabemos que nossos sindicalizados aguardam ansiosamente para usufruir do espaço da chácara e amenizar a dificuldade do isolamento social, porém pedimos a compreensão e apoio de todos para continuar zelando pela vida dos trabalhadores do sindicato, dos servidores da UFMT e de seus familiares, premissas primeiras do SINTUF/MT.

 

Gestão Renovação e Luta

 


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo