Sintuf-MT valoriza criação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)
Após anos de luta e reivindicações dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma importante conquista foi alcançada. A Secretaria de Gestão de Pessoas da instituição foi transformada em Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da resolução 47, de 24 de março de 2023, do Conselho Diretor.
A Progep terá como coordenador o técnico-administrativo André Baptista Leite, e será responsável por gerenciar a política de pessoal da UFMT, planejando, orientando e executando atividades relacionadas à gestão de pessoas. Entre as atribuições da nova pró-reitoria estão a seleção, admissão e capacitação de servidores, além de garantir a segurança e a saúde dos funcionários da instituição.
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf-MT) esteve presente no ato da transformação da Secretaria de Gestão de Pessoas em Progep e comemorou a conquista. O sindicato destacou a importância da luta e da mobilização dos trabalhadores para alcançar essa vitória.
“Essa transformação é uma conquista histórica para os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT, que lutavam por essa mudança há mais de vinte anos. A iniciativa é vista como um importante passo para melhorar a gestão de pessoas na universidade, de valorizar o nosso trabalho”, destacou o coordenador geral do Sintuf, Antônio Assunção.
A transformação da Secretaria de Gestão de Pessoas em Pró-reitoria de Gestão de Pessoas é vista como um avanço para a UFMT e para os trabalhadores técnico-administrativos. A expectativa é que a nova pró-reitoria possa oferecer mais suporte e melhorias para a gestão de pessoal na instituição, contribuindo para a qualidade do trabalho e para o bem-estar dos servidores.
“A UFMT como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão é muito dinâmica, e merece esse olhar e investimento para seu quadro de colaboradores, com uma gestão humanizada e que atenda a nova realidade institucional”, ressaltou André Baptista durante discurso de posse. Para atender um quadro de mais de 4 mil servidores, entre docentes e técnicos na ativa e aposentados, a Progep manteve a sua estrutura de coordenações: Coordenação de Administração de Pessoal (CAP); a Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (CASS) e a Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH).
Ainda representaram o Sintuf-MT na cerimônia de posse a diretora do Trabalhador Terceirizado, Elisa Sotera, a diretora de Administração e Finanças, Elisete Hurtado, e o diretor de Cultura, Luiz Bezerra. "A transformação da Secretaria de Gestão de Pessoas em Pró-reitoria de Gestão de Pessoas é, sem dúvida, um avanço importante para os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT. O sindicato parabeniza a gestão, da mesma forma que vamos continuar lutando e pressionando a universidade para que haja uma gestão de pessoas justa, transparente e comprometida com o bem-estar dos servidores”, reforçou Elisete.
Em nome dos técnicos administrativos do Consuni, estiveram os conselheiros João Bosco Cajueiro, e Leia de Souza Oliveira. “Hoje queremos comemorar, merecidamente, a posse do companheiro André, nosso primeiro pró-reitor nessa importante e estratégica Pró-reitoria. Esperamos que a criação dessa Pró-reitoria na estrutura da UFMT venha acompanhada de políticas de gestão de pessoas no verdadeiro sentido e concepção desse conceito tão importante nas Instituições. A prática comprova que o maior patrimônio de uma Instituição são as pessoas”, avaliou Leia de Souza.