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Notícias

26/05/2023 15:25

Sintuf-MT entrega pauta de reivindicações ao Ministro da Educação durante visita a Cuiabá

Durante sua visita a Cuiabá nesta quinta-feira (25.05), o Ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu uma pauta de reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas de Mato Grosso (Sintuf-MT). A entrega foi realizada pela coordenadora geral do sindicato, Luzia Melo, no Palácio Paiaguás durante ato junto ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. 

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“Foi uma oportunidade que tivemos de reiterar junto ao ministro a necessidade de se abrir as portas do Governo Federal para os servidores públicos, para que as mesas de negociação avancem e recuperem os prejuízos salarias dos últimos anos. Precisamos manter a pressão para que tenhamos conquistas, o Sintuf de Mato Grosso segue fazendo sua parte”, destacou Luzia. 

O ofício foi produzido pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), que representa aproximadamente 250 mil trabalhadores. O documento destaca que após mais de quatro meses desde a posse do governo, existe uma falta de progresso na construção de uma agenda com o Ministro da Educação. Por esse motivo, reforçou a solicitação de uma reunião para tratar da pauta de reivindicações apresentada anteriormente. 

Entre os pontos destacados na pauta estão a reposição de perdas e aprimoramento da carreira dos técnicos-administrativos, condições de trabalho e qualidade no serviço público, além da democratização das instituições federais de ensino. A Fasubra reiterou seu compromisso em dialogar com o Ministro para aprofundar e detalhar as demandas apresentadas.

OFÍCIO ENTREGUE:  download of.80.2023___camilo_santana___mec.pdf

Pontos destacados:

Reposição de Perdas e Aprimoramento da Carreira:

Convocação de uma comissão para discutir e avançar nas questões pendentes relacionadas à carreira dos técnicos-administrativos em educação (TAE).

Correção das distorções salariais, considerando a racionalização dos cargos, estabelecimento de um piso de três salários mínimos e step de 5%.

Reposicionamento dos aposentados e pensionistas na carreira.

Realização de concurso público para todos os níveis de classificação.

 

Condições de Trabalho e Qualidade no Serviço Público:

Redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução de salário e sem a necessidade de ponto eletrônico.

Revogação da Lei que cria a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e contratação de trabalhadores via concurso público (RJU).

Suspensão dos cortes orçamentários nas instituições de ensino e recomposição do orçamento.

Construção e ampliação de creches nas instituições federais de ensino.

Implementação de políticas efetivas de combate ao assédio moral nas instituições federais de ensino.

 

Democratização das Instituições Federais de Ensino:

Processo eleitoral paritário para a escolha de gestores nas universidades públicas, com lista uninominal.

Composição paritária nos Conselhos Superiores.

Fim da criminalização das lutas e perseguições aos dirigentes sindicais e ativistas nas instituições federais de ensino superior.


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