Nota de pesar Bernadete Pacífico
O Sintuf-MT expressa seu profundo pesar diante do trágico assassinato da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, Mãe Bernadete Pacífico. O cruel acontecimento ocorreu no último dia 17 de agosto, abalando toda a comunidade. Este evento lamentável segue um contexto sombrio, seis anos após a perda de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos (Binho do Quilombo), que também exercia um papel de liderança no mesmo quilombo.
Mãe Bernadete Pacífico desempenhou um papel importante como secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA) e era, ainda, coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos). A coordenação da Conaq exige ações imediatas por parte do Estado brasileiro para garantir a segurança das lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares. O Estado deve se responsabilizar por uma investigação rápida e eficaz, assegurando que os culpados por esses crimes sejam devidamente responsabilizados.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, o crime foi cometido por dois homens, que adentraram a residência de Bernardete, a mantiveram refém junto a seus familiares e posteriormente a executaram a tiros. As polícias Militar, Civil e Técnica da Bahia estão ativamente envolvidas nas investigações para identificar os responsáveis por esse ato covarde.
Neste momento de luto e indignação, o Sintuf-MT se solidariza com a família de Mãe Bernadete Pacífico, com a comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares e com todas as vozes que clamam por justiça, igualdade e respeito. A memória da liderança e a luta em prol dos direitos e reconhecimento das comunidades quilombolas continuarão sendo inspirações para nossa busca por um país mais justo e inclusivo.
Foto: Reprodução/Youtube