Participação do Sintuf na 7ª Marcha das Margaridas é destaque durante assembleia geral
O Sintuf-MT esteve presente na a 7ª Marcha das Margaridas, realizada em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto. Representando a entidade, a aposentada da UFMT, Maria Conceição, fez um relato nesta terça-feira (29.08) do que vivenciou na mobilização.
“Caminhamos mais de dez quilômetros durante essa marcha, embaixo de sol, para mostrar ao Governo e a sociedade que somos mulheres de luta. Voltamos para casa com a certeza da vitória, que fomos ouvidas. O Governo aprovou sete projetos que beneficiam as mulheres do campo, da cidade, da floresta, quilombolas. Participamos das oficinas ofertadas e acredito que representamos muito bem o Sintuf-MT”, destacou Conceição.
Em sua fala, o coordenador geral do Sintuf, Antônio Assunção, contou um pouco da história do movimento. “A Marcha é inspirada na história de Margarida Maria Alves, uma líder sindical nordestina que foi assassinada em agosto de 83 e deixou um legado de coragem e determinação, vai além de uma simples caminhada. Ela começou a ser realizada há mais de 20 anos e é promovida a cada quatro anos”.
Durante a Marcha das Margaridas, o presidente da República anunciou um pacote de medidas de governo que beneficiam as mulheres, como a criação de um plano emergencial de reforma agrária e de um pacto nacional de prevenção ao feminicídio.
“Nossas pautas são convergentes. Nossos sonhos são os mesmos. Foi para isso que eu voltei. Para fazer do Brasil um país capaz de corrigir as injustiças”, discursou Lula, afirmando que é preciso criar uma cultura de respeito no campo e nas cidades.
Confira a Assembleia Geral na íntegra logo abaixo: